As empresas mais conceituadas e bem-sucedidas do mercado apresentam um bom relacionamento com os seus clientes. E isso não é segredo. Uma ferramenta aliada ao atendimento é o WhatsApp, aplicativo que 80% dos brasileiros usam para se comunicar com as marcas, segundo a pesquisa Panorama Mobile Time/ Opinion Box – Mensageria no Brasil.
O problema é que os momentos como pós-venda e de conversas especializadas (envio de feliz aniversário, por exemplo) geram custos para o seu negócio. Uma boa solução para economizar tempo e dinheiro é a implementação das mensagens automatizadas no WhatsApp.
Se você está em dúvida se esse é o momento certo para investir no atendimento automatizado para a sua empresa, continue lendo esse texto, pois vamos detalhar como a tecnologia pode ser usada ao seu favor e como beneficia o seu negócio.
Antes de qualquer coisa, vale esclarecer que o atendimento automatizado é feito por ferramentas com inteligência artificial, que é treinada para responder o cliente da forma mais adequada. Enquanto isso, sua equipe poupa tempo e pode focar em outras atividades.
Uma dessas soluções, responsável por possibilitar o uso de mensagens automáticas no WhatsApp é o chatbot. Ele é um assistente virtual especialista na comunicação imediata para interagir com os consumidores nos canais de comunicação do seu negócio.
Para implementar o uso de chatbots no WhatsApp, é preciso contar com a solução mais robusta do aplicativo voltada para empresas, o WhatsApp Business API. Nesta versão, a plataforma permite a integração com outras tecnologias de atendimento para automatizar processos e aproveitar ainda mais recursos que aprimoram a experiência do cliente. Entenda mais sobre essa ferramenta conferindo o nosso conteúdo sobre o tema.
Quando o cliente tem autonomia 24 horas por dia, nos 7 dias da semana, para fazer pedidos, tirar dúvidas e efetuar pagamentos, significa que ele tem mais praticidade. Isso também favorece a empresa, que levaria muito tempo para responder a cada pessoa e, consequentemente, demoraria a vencer a fila de espera.
O autoatendimento é uma importante vantagem possibilitada pela implementação de mensagens automáticas no WhatsApp. Com ele, comandos são estruturados para que os clientes possam resolver demandas recorrentes com autonomia.
Por exemplo, o prazo para pagar acabou, o boleto venceu e o cliente precisa ser alertado? Essa situação se torna menos constrangedora da seguinte forma: utilize as mensagens automatizadas para fazer cobranças ou oferecer condições de pagamento. Isso gera mais conforto para a pessoa, que tem a possibilidade de resolver o problema sem a interferência humana, além de facilitar o dia a dia da equipe de atendimento que poderá se dedicar a outras tarefas e não irá se preocupar com demandas repetitivas.
Já falamos aqui sobre a agilidade e eficiência das mensagens automatizadas do WhatsApp. Outros benefícios envolvem a geração de dados, que diminui os erros e serve como um banco de informações para melhorar o atendimento, além de identificar necessidades de melhorias com mais rapidez e assertividade.
A fidelidade é outro fator impulsionado pelo atendimento automatizado. O cliente envia uma mensagem e aguarda, com ansiedade, a resposta, que chega rapidamente com a solução. A felicidade de um serviço prestado com qualidade gera a satisfação do consumidor, e com isso, as chances dele voltar a fazer negócio com a sua marca são ainda maiores.
Não é porque o cliente vai ser atendido pela inteligência artificial que ele precisa sentir que está conversando com um bot. Mesmo sendo automatizado, o atendimento deve ter a cara do seu público. Inclusive, não pense que o uso chatbot significa ter uma linguagem fria e engessada, pelo contrário, ele permite adotar uma linguagem humanizada.
E falando em cuidado com o público, outras medidas também devem ser recorrentes para o seu relacionamento com o cliente ser um sucesso, como a personalização de conversas e o oferecimento de uma experiência omnichannel. Essas práticas são facilitadas pela implementação do uso das mensagens automáticas no WhatsApp e contribuem para a satisfação e fidelização do cliente. Aproveite também para conferir tendências que ajudam a ter um atendimento de excelência.
Ninguém gosta de esperar. Uma resposta demorada no WhatsApp, pode fazer a pessoa desistir da compra. Se a sua equipe está lidando com a demora para atender, ou o tempo médio de espera vem crescendo, já passou da hora de resolver isso e até mesmo começar a economizar.
Para implementar o uso de mensagens automáticas no WhatsApp, fale com a Neppo. Com nossa solução de atendimento digital inteligente você implementa o chatbot no seu negócio e garante a eficácia do seu contato com o consumidor. Deixe o seu contato aqui que a nossa equipe vai falar com você.
Soluções para comunicação inteligente.
Uberlândia /MG
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